Os guias e monitores do Carnaval, integrantes do programa desenvolvido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), participaram, neste final de semana, de uma visita técnica aos circuitos do Carnaval. A bordo do Salvador Bus, ônibus turístico de dois andares que circula pela capital baiana, os profissionais conheceram de perto os locais onde vão trabalhar durante os seis dias da folia em Salvador (de 7 a 12 de fevereiro).

Além de fazer o mesmo percurso em que seguem os blocos e trios, eles tomaram conhecimento dos serviços e equipamentos implantados na Avenida Oceânica para melhor informar aos turistas. As visitas, programadas pela Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, contemplaram os circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico) ainda neste fim de semana.

Os profissionais foram divididos em quatro turmas. A primeira saída ocorreu no sábado (2), no Farol da Barra, por volta das 8h30. Caio Gabriel Souza, 18 anos, um dos monitores, participa pela primeira vez do projeto que completa em 2013 seis anos de existência. Ele que sempre curte o Carnaval, conforme afirmou, disse que agora quer conhecer o outro lado, o de quem trabalha na folia. Caio é um dos que atenderão no idioma inglês.

Já Almir Silva Lima, de 49 anos, 32 dedicados à atividade de guia de turismo, está no programa desde o primeiro ano. Ele, que atenderá nos idiomas espanhol e francês recomenda aos mais novos dedicação e doação ao trabalho, procurando passar bem para o turista tudo o que foi ensinado no período de treinamento. Segundo Almir, as principais solicitações dos visitantes no Carnaval referem-se à localização de pontos de táxi, como encontrar os camarotes e onde ficam os bancos 24 horas.

O receptivo do Programa Guias e Monitores do Carnaval conta com 600 profissionais. Eles ficarão espalhados pelos três circuitos da folia e também no aeroporto, rodoviária, porto, hotéis, Salvador Bus e onde houver circulação de turistas. Além da capital, o esquema também funcionará em Porto Seguro (orla, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva), Praia do Forte e Imbassaí. Os profissionais estão preparados para atender turistas em inglês, espanhol, russo, mandarim, italiano, alemão, francês, croata e na Língua Brasileira de Sinais (Libra).

Clique aqui e veja fotos da passagem dos guias pelos circuitos do Carnaval.