A partir desta quinta-feira (7) e até terça-feira (12), o Carnaval do Pelourinho fará a alegria dos foliões com uma festa diversificada e atrações para todos os públicos, incluindo o infantil. O Carnaval do ‘Pelô’ é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult/BA).

Em 2013, o Pelourinho está decorado em homenagem aos carnavais do continente americano que tem influência de matrizes africanas e faz, também, referência à guitarra baiana, tema do carnaval de Salvador, com uma decoração assinada pelo artista plástico Euro Pires.

Nos portais principais, instalados próximo à Catedral Basílica e na base da Ladeira do Pelourinho, há referências aos carnavais negros das Américas. Dezenove peças espalhadas pelas ruas do Centro Histórico trazem referências primeiramente aos carnavais negros do Brasil como bloco afro, maracatu, afoxé, escola de samba e tambor de criolo.

Os Largos do Centro Histórico têm referências ao Candombe (Montevidéu), Carnaval dos Caretas (Praia do Forte), Rei Zulu (New Orleans), Vejigantes (Porto Rico), Devil Blue (Trinidad e Tobago) e Som de Negro (Colômbia), que serão expostas no Terreiro e Largo do Pelourinho.

Em seis portais secundários, nas entradas das ruas do Pelourinho, 44 barraqueiros foram contemplados com barracas com a mesma decoração da festa; além dos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água, que recebem um decoração com temática de matriz africana, como o palco do Largo do Pelourinho que traz essa mistura que simboliza os carnavais negros com a influência indígena e branca.

Guitarra baiana

Um show em Homenagem à Guitarra Baiana abre o Carnaval do Pelourinho, nesta quinta-feira (7), às 20h, com o cantor e compositor Moraes Moreira, que vai apresentar ao público clássicos do seu repertório carnavalesco, além de novas canções, com a participação do seu filho, Davi Moraes.