Antes mesmo da largada oficial do Carnaval de Salvador, prevista para esta quinta-feira à noite (7), os foliões fizeram a prévia da festa nesta quarta (6) durante a Lavagem da Fundação Cultural do Estado da Bahia, organizada há 23 anos pelos funcionários da entidade. A folia começou com a concentração em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile, seguindo em cortejo pela Rua da Ajuda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho.

Elizabeth Sena, uma das fundadoras e organizadoras da lavagem, disse que tudo começou como forma de protesto. “Nós saiamos às ruas para reivindicar melhores salários, mas o tempo foi passando, a festa ficou tão grande que hoje agrega servidores, amigos, família e todos que desejam uma diversão antes do Carnaval”. 


O cortejo, que tradicionalmente ocorre na quarta-feira que antecede o Carnaval, teve como reis os cantores Levi Lima, do Jammil, e Ana Mametto. As baianas estilizadas do Grupo Folclórico Bahia Axé deram um toque perfumado e colorido, com suas águas de cheiro e indumentária característica. Durante o percurso pelo Centro Histórico de Salvador, os foliões também foram animados pelas bandas de sopro e percussão do maestro Reginaldo de Xangô e Terra da Felicidade.

Para Graça Barbosa a festa já virou tradição. “Saí no ano passado, estou aqui de novo e pretendo vir sempre. É muito animado, tem banda, música, alegria. Tenho muitos amigos que saem neste cortejo. Esta é a melhor prévia do Carnaval de Salvador”.