Nesta terça-feira (12), pelas ruas e praças dos circuitos da folia, o Governo do Estado ainda oferece a programação do Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro e Carnaval do Pelô – programas promovidos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult) -, reggae, marchinhas carnavalescas e sucessos instrumentais da guitarra baiana, MPB e samba. 

Os circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Centro) vão ser ocupados, nesta terça-feira, por desfiles de bandas e artistas reconhecidos nacionalmente pela qualidade dos seus trabalhos. A festa do dia começa com uma passagem que já é tradição: o baile de carnaval do Retrofoguetes, que começa às 14h30, no Farol da Barra. Neste ano, a presença da atração fica ainda mais significativa com o fato de que a guitarra baiana, instrumento fundamental da existência deste projeto, é tema oficial do Carnaval de Salvador.

Em seguida, também da Barra à Ondina, a partir das 14h30, o MicroTrio, com quatro músicos, leva uma legião de seguidores. A banda é formada por Cinho Damatta, Ivan Bastos (baixo e vocal), Ivan Huol (bateria e voz) e Sérgio Albuquerque (guitarra baiana), todos pertencentes a uma geração de músicos baianos formada em jam sessions de jazz, MPB e música instrumental.

Às 20h, no Campo Grande, tem a saída do OrquesTrio, que vai promover um encontro de orquestras em plena folia carnavalesca. Quem comanda o concerto é Luciano Calazans, que também faz a direção musical do show. Com ele, estarão a Orquestra Ufonia, a Orquestra de Berimbaus Afinados, Dainho Xequerê (OBA DX), que se inspira no legado de Ramiro Musotto, sob a batuta de Dainho Xequerê, e o Maestro Hugo Sanbone, fundador da Sanbone Pagode Orquestra, que mescla o pagode à música erudita.

Para fechar o Carnaval Pipoca 2013, vem o trio Família Brasil na Folia 2013, a partir das 22h30, no Circuito Dodô. Luiz, Mou e Jorge Brasil convidam a cantora Aiace para apresentar um repertório de clássicos da música popular e composições próprias.

Carnaval Ouro Negro

A celebração dos 30 anos do bloco afro Ókánbí terá a presença da cantora Ellen Oleria, que, junto com Jorjão Bafafé e Banda Ókanbí Afro Pop, Mc Daganja e Nelson Maka, anima a terça-feira do bloco. A concentração está agendada para às 21h, na Praça da Sé.

Também é do Circuito Batatinha que sai o Ilê Aiyê, na terça-feira de Carnaval. São atrações fortes que fazem jus à tradicional Praça Castro Alves, palco de inúmeros encontros de artistas durante a folia de momo. No circuito Dodô (Barra – Ondina) os destaques da programação Ouro Negro são o bloco Banana Reggae, que desfila a partir das 23h05 e A Mulherada, com saída agendada para às 23h55.

Carnaval Pelourinho

O Carnaval do Pelô mostra novamente que dá espaço a todos os estilos trazendo os grandes nomes do reggae baiano para encerrar a festa de momo. Na terça-feira, às 20h, no palco principal do Pelô. O show Reggae Resistência reunirá Sine Calmon, Diamba e Folha de Chá, marcando presença da sonoridade que tem uma forte influência na formação identitária da cidade de Salvador.

Em seguida, às 22h, a banda Lateral Elétrica comandará a folia no Largo do Pelô. Nas outras praças e ruas a animação fica sob o comando de orquestras, bandas e artistas já conhecidos do público, como Carlos Pita e seu Frevo Elétrico.

Investimentos

Em 2013, a Secretaria de Cultura está investindo R$ 14,5 milhões para garantir a diversidade cultural do carnaval através dos programas Carnaval Ouro Negro, que apoia 133 entidades de matrizes africana e indígena; o Carnaval Pipoca, que promove 22 desfiles de trios independentes, diversificando e qualificando os shows apresentados nos circuitos; e o Carnaval do Pelourinho, com mais de 130 bandas e artistas se apresentando nos espaços do Pelô.

A Secult também apoia a realização do Palco do Rock e do Carnaval de Maragojipe, cidade do Recôncavo Baiano cuja festa, com mais de 180 anos de tradição, foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia em 2009. Ao todo, R$ 55 milhões estão sendo aplicados pelo Governo do Estado da Bahia para garantir a folia da capital e do interior este ano.