O domingo de Carnaval resultou em 42 atendimentos de meia-noite até 17h, nos hospitais e unidades de emergência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Como sempre acontece, o Hospital Geral do Estado (HGE) foi o que mais atendeu (24), em sua maioria casos de agressão física. Em seguida vieram os hospitais Eládio Lasserre, com seis atendimentos e o Ernesto Simões Filho com cinco atendimentos; três atendimentos na Unidade de Emergência de Cajazeiras VIII; três atendimentos no Hospital Geral Roberto Santos e um na Unidade de Emergência do Curuzu.

Durante esse Carnaval, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está desenvolvendo um esquema especial de atendimento para a população. Para isso, foram criados plantões extras para profissionais de saúde, que estão atuando nos hospitais e unidades de emergência (Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Eládio Lasserre, Menandro de Faria e do Subúrbio, além das unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeiras VIII e Pirajá) e nas UPAs 24hs de Escada e de Roma. Para atender a demanda do carnaval, a Sesab está tendo um reforço de mais 885 profissionais de saúde e pessoal de apoio, totalizando 1975 plantões extras.

O coordenador estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública, Juarez Dias, informa que desde o início da noite de quinta-feira e até domingo (17h) não houve nenhuma ocorrência que necessitasse uma atuação mais efetiva da Cevesp. As equipes da Cevesp e da Vigilância Epidemiológica (Divep) estão em regime de plantão de 24h, concentradas no Laboratório Central do Estado (Lacen), atendendo pelo telefone (71) 9994-1088.

No Centro de Informações Antiveneno (Ciave) a situação é de tranquilidade. Nenhuma solicitação foi feita para a unidade que funciona em regime de plantão médico toxicológico, atendendo pelo telefone 0800-284-4343. O serviço também disponibiliza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica.

Fique Sabendo

As ações do Fique Sabendo foram iniciadas sábado (9), disponibilizando o teste rápido para a detecção do HIV/Aids. Além disso, as pessoas são testadas também para a detecção da sífilis e hepatites B e C. Até às 16h deste domingo (10), foram testadas 216 pessoas, desses, quatro positivos para HIV (três homens e uma mulher), 12 para Sífilis (oito homens e quatro mulheres, sendo que uma é gestante) e quatro para Hepatite C (três homens e uma mulher). No total, foram realizados 864 testes para essas doenças, porque cada pessoa faz quatro testes. Em Porto Seguro, ontem [sábado] foram testadas 52 pessoas, sendo 208 testes, todos negativos.

O Fique Sabendo é uma ação conjunta da Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), com a Secretaria Municipal de Saúde que desenvolve uma campanha de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, disponibilizando o teste rápido para detecção da doença.

Além da Faculdade de Medicina da UFBA, funcionam unidades no Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade, e no posto da Avenida Centenário. Durante o horário de funcionamento, das 10 às 17 horas, técnicos dão orientações sobre o teste rápido e em seguida, pode ser feita a testagem. As pessoas recebem apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso sejam detectadas essas doenças, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado.