Pelo terceiro ano consecutivo, Jorge Santos, 32 anos, cata latinhas no Carnaval de Salvador como participante do projeto ‘EcoFolia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente’, que beneficia 2.672 catadores de resíduos sólidos durante os festejos de 2013. Ele disse que o fardamento oferecido aos catadores facilita o acesso aos espaços da festa. “Com a identificação, a gente se sente mais seguro”.

O projeto tem apoio do Governo do Estado, que este ano investiu R$ 600 mil por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e R$ 400 mil pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O ‘EcoFolia Solidária’ é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

A ação é coordenada pelo Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), tendo como público-alvo o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia e os catadores avulsos, proporcionando novas possibilidades de comercialização, com chances reais de lucro. A ação também reduz o impacto ambiental ao evitar o descarte dos resíduos sólidos durante a folia.

Uniforme, alimentação e crédito

Para realizar a coleta dos materiais com segurança, os trabalhadores receberam um kit contendo o uniforme (calça e camisa), botas, luvas de PVC e protetores auriculares. Eles também recebem alimentação (café da manhã, almoço e jantar), além de assessoria técnica e apoio no deslocamento dos resíduos, que são armazenados nas centrais de apoio instaladas no Politeama, Barra, Ondina, Largo Dois de Julho e Ladeira da Montanha.

O Governo do Estado, por meio da Setre e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), também disponibilizou crédito especial para cinco cooperativas de catadores. Foram financiados R$ 72 mil por meio dos programas CrediBahia e CrediSol.