Durante encontro com moradores do Bairro da Paz, em Salvador, o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopoa) Ney Campello, apresentou o programa da competição na Bahia e falou da geração de emprego e de cursos de qualificação de mão de obra para atuar no período dos jogos, além dos legados que o megaevento deixará para capital baiana.

A reunião aconteceu na última quarta-feira (27) e, além do secretário Campello, foi realizada com a participação da provedora da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Live Weckerle, do superintendente de Ação Social e Cultura da instituição, Raymundo Dantas, e de moradores da comunidade.

“Queremos ganhar a Copa e ganhar com a Copa”, disse Campello, enfatizando que é através destes legados, que Salvador ganha seu maior patrimônio, uma comunidade, onde a mão de obra daqui para frente será mais qualificada. “Toda a sociedade se beneficia com este megaevento, é uma janela de oportunidades”.

Esperança

Para Josué de Jesus, jovem de 18 anos, a visita do secretário fez com que ele percebesse a importância da qualificação. “Eu vou procurar um curso de qualificação ‘pra ontem’, pois eu tenho esperança de conseguir um emprego nesta grande festa, onde nossa cidade vai ser sede”, confessou entusiasmado.

A provedora da Santa Casa de Misericórdia, Live Weckerle, afirmou que o evento esportivo é uma importante chance e vai muito além do futebol. “Esta é a oportunidade de as pessoas se qualificarem, e traz uma nova esperança para o cidadão baiano. Afinal, todos querem se tornar protagonistas desta grande festa”.

O evento marcou a primeira edição de 2013, do projeto ‘Quarta Cultural’, criado em 2011 pela Santa Casa da Misericórdia da Bahia, por meio do Programa de Protagonismo Juvenil. A ação é destinada a pessoas da faixa etária entre 14 e 35 anos e tem como objetivo preparar os participantes por meio de cursos, palestras, apresentações culturais e ações de cidadania, para se tornarem líderes comunitário.