O Soterópolis desta semana (quinta-feira, 28), às 22h, na TVE Bahia, marca o início das comemorações pelos 90 anos de Mário Cravo Jr, pertencente à primeira geração do modernismo baiano. O programa, apresentado por Ricardo Castro e Vânia Dias, visitou a exposição “Mário Cravo Jr – Esculturas” (em cartaz no Palacete das Artes, em Salvador), que celebra o aniversário do artista, considerado o maior expoente, nos anos 40 e 50, das artes plásticas no estado. Além de fazer um passeio pelas obras da mostra – composta por 58 peças que dialogam com crenças e tradições do povo baiano –, o programa traz ainda entrevista com o curador da montagem, Murilo Ribeiro, e com o próprio escultor homenageado.

Uma “nova terceira idade” está entre as pautas do Soterópolis desta semana também. Uma reportagem sobre bailes para pessoas mais maduras, que são promovidos em vários espaços de Salvador, foi preparada para mostrar o que motiva esse novo perfil de dançarinos por prazer reunirem-se. A convivência social e o próprio ato de dançar, que beneficia corpo e mente, despontam como motes para os encontros. Aproveitando o papo sobre prazer, o programa foi ao bairro do Garcia para provar e para aprender a preparar o famoso escaldado de Miraguaia do bar do “Seo” Bananeiro, que atrai muita gente toda segunda-feira.

O Soterópolis, que nesta semana será apresentado da Comunidade Solar do Unhão, conheceu um pouco mais do local, na Gamboa, e conversou com jovens de um projeto social soteropolitano que realiza atividades de cineclube ali. Uma coisa que não pode faltar no programa é música. A produção foi acompanhar uma das apresentações da “Sambone Pagode Orquestra”, de Hugo Sambone, que mistura o universo popular com o mundo erudito dos concertos. 

O Soterópolis vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, e é preapresentado aos domingos, às 18h. Também é possível acompanhar toda programação da TVE Bahia através do portal www.irdeb.ba.gov.br.