Promover a quebra de barreiras entre as redes estaduais de educação da Bahia. Este é um dos destaques do Pacto com Municípios, apresentado pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, nesta quinta-feira (28) aos secretários de Educação e representantes de municípios baianos.

O encontro, que prossegue nesta sexta (1º), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), expôs a iniciativa para os novos secretários, que tomaram posse em janeiro, alinhou as ações e estreitou a troca de experiência entre os municípios sobre o projeto, que tem a meta central de alfabetizar as crianças na idade certa – até os 8 anos de idade.

“O Pacto com Municípios é de grande importância devido à qualidade técnica e pedagógica do projeto, mas também por mobilizar os municípios e quebrar o isolamento entre as redes de educação do Estado, com uma oportunidade grande de diálogo sobre a área”, disse Barreto.

A reunião também contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Educação e secretária de Educação de Catu, Ana Teixeira. “É muito importante saber que a Secretaria da Educação da Bahia cumpre à risca o preceito constitucional de colaborar com as redes de educação do estado. Nós precisamos muito deste apoio técnico, mais ainda do que do apoio financeiro, pois, desta forma, conseguimos alcançar mais rapidamente os nossos objetivos”.

Durante o evento, os coordenadores de cada eixo do Pacto com Municípios deram depoimento, enfocando na formação, gestão e avaliação. “Acho a iniciativa muito positiva. Podemos esclarecer dúvidas e conhecer outros educadores que trabalham com este importante projeto. Todos com o mesmo objetivo”, disse a secretária de Educação do município de Serra Preta, Jeane Batista Pedreira.

Programa

O Pacto com Municípios, lançado em 2010, é uma parceria do Governo do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo desse programa é promover a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola.

Em 2012, foram atendidos 288.365 mil estudantes (do 1º e 2º ano do ensino fundamental) em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos. Para 2013, a meta é atender a 143.011 estudantes somente no primeiro ano de alfabetização. No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, que tem o propósito de alfabetizar letrando, a secretaria já distribuiu livros e materiais didáticos aos estudantes e professores alfabetizadores dos municípios que já aderiram ao Pacto.

A secretaria também oferece a formação dos profissionais e garante o monitoramento do programa. Em contrapartida, os municípios disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística voltada à formação no município.