As prefeituras e entidades de movimentos sociais e sindicais têm até o próximo dia 15 para aderir à sexta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), maior programa de alfabetização de jovens maiores de 15 anos, adultos e idosos do Brasil, que tirou do analfabetismo mais de 1,18 milhão de pessoas, em 322 municípios baianos, de 2007 até 2012. Para adesão, os interessados devem acessar o Portal da Educação.

A meta do Governo do Estado para 2013 é alfabetizar mais 250 mil pessoas em todos os Territórios de Identidade da Bahia. A rede colaborativa para a alfabetização do Topa agrega prefeituras, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e universidades.

Direito de aprender

A proposta pedagógica do Topa valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando, a partir daí, o acesso à leitura e à escrita. “Trabalhamos com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade”, explica a coordenadora estadual do Topa, Elenir Alves.