O coordenador de relações internacionais e esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Marco Costa, e a diretora de relações internacionais da Bahiatursa, Rosana França, estiveram terça-feira (5) na edição do Goal to Brasil, em Milão (Itália), representando o governo da Bahia.

Após uma coletiva de imprensa com jornalistas especializados em turismo e esportes, foi exibido um filme promocional da Copa de 2014, para, em seguida, os anfitriões saudarem o público. Já no período da tarde, os operadores visitaram os espaços das sedes e conheceram os projetos e os preparativos para as competições de 2013 e 2014.

Com a presença confirmada da Seleção Italiana na Copa das Confederações 2013, e jogo contra o Brasil, no dia 22 de junho, na Arena Fonte Nova, em Salvador, representantes das operadoras demonstraram grande interesse em escolher a Bahia como uma das suas bases para concentração de torcedores, tendo em vista os atrativos naturais e culturais. Ao final do evento, o público participou da atração Vivência Brasil, em que a cidade anfitriã da edição, Natal (RN), apresentou sua cultura e gastronomia.

Marco Costa destacou que o Goal to Brasil na Itália proporcionou aos jornalistas especializados e às operadoras conhecerem detalhadamente as zonas turísticas da Bahia, com destaque para a Costa do Descobrimento, a Costa dos Coqueiros, a Costa do Dendê e a Chapada Diamantina. Ele aproveitou para lembrar que Porto Seguro e Mata de São João possuem centros de treinamento de seleções para a Copa de 2014.

Rosana França confirmou a relevância da realização do evento na Itália, sobretudo para a Bahia, porque o país é o terceiro principal emissor de turistas para o estado. Ela destacou algumas das principais ações realizadas: divulgação dos principais roteiros para a Copa das Confederações e II Salão Baiano de Turismo, além da promoção do São João.

Idealizado para promover as 12 sedes da Copa de 2014, o Goal to Brasil na Itália reuniu cerca de 100 profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagem do mercado italiano.

O evento é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e de Relações Exteriores e já percorreu cidades como Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris, Lisboa e Madri. Ainda seguirá para a Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu), México (Cidade do México) e Estados Unidos (Nova York).