Os aposentados do Estado, que ainda não atualizaram os dados cadastrais junto à Previdência Estadual (Suprev), órgão ligado à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), têm até a próxima quinta-feira (28) para efetuar o recadastramento em uma das 41 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) espalhadas pelo estado.

O chamamento atinge a mais de 10,5 mil servidores aposentados de 47 órgãos da administração pública estadual nesta primeira etapa de atualização de recadastramento de 2013, que está sendo realizada pela Suprev. Para realizar o procedimento, os inativos devem apresentar originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço, com emissão de até três meses.

Desde o ano passado, o recadastramento também pode ser realizado com hora marcada, com agendamento para a sede da Previdência Estadual, no Brotascenter, em Salvador (3116-5437 ou 3116-5440), e também para os Postos SAC do Shopping Paralela e Passeio Norte (0800 071 5353 ou 4020 5353).

Em caso de impossibilidade de locomoção ou ausência de domicílio, o recadastramento poderá ser feito por meio de procuração por instrumento público, ou mediante formulário disponibilizado pela própria Suprev. Os casos de falecimento do aposentado devem ser imediatamente comunicados, com a apresentação da respectiva certidão de óbito, em quaisquer das unidades Ceprev.

A ação de recadastramento visa, além de atualizar os dados dos inativos, coibir fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 3.028 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 77,6 milhões aos cofres públicos.

Mais informações, como os endereços da Previdência Estadual em Salvador, das unidades dos Centros de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e dos Pontos Cidadão, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados estão disponíveis no Portal do Servidor. O recadastramento é coordenado pela Saeb.