O governador Jaques Wagner e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, participaram nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia onde a presidenta Dilma Rousseff anunciou a ampliação do Programa Brasil sem Miséria. Ela destacou que cerca de 2,5 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família deixarão a extrema pobreza, sendo as últimas do programa que ainda viviam na miséria.

A partir de março, esses brasileiros vão receber complemento para alcançar a renda mínima de R$ 70 por pessoa, considerado o patamar que supera a linha da extrema pobreza. O governo alcançará o número de cerca de 22 milhões de pessoas retiradas da miséria, desde o lançamento do Plano Brasil sem miséria, em 2011.

Na Bahia, conforme dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com a ampliação anunciada hoje, mais de 181 mil famílias sairão da pobreza extrema, o que corresponde aà aproximadamente 620 mil pessoas.

Segundo Wagner, “nenhum país pode ser considerado desenvolvido sem erradicar a extrema pobreza, que se manifesta de múltiplas formas, além da insuficiência de renda. Por este motivo, é preciso estimular estratégias para a inclusão produtiva deste público-alvo e induzir o atendimento a quem mais necessita dele”.