Debater, planejar e integrar as ações socioeducativas nas unidades de atendimento. Com esses objetivos, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) inicia na próxima segunda-feira (18), às 8h, na Biblioteca Pública do Estado, no Barris, o Ciclo de Seminários ‘Integração: transformando práticas e vivências em Socioeducação’.

O primeiro encontro vai reunir gestores e cerca de 150 profissionais das diversas áreas em atuação na Fundac para debaterem os temas educação, integração e socioeducação e especificidades da educação no socioeducativo. Na mesma data começa a Jornada Pedagógica, que reúne os profissionais da educação para o planejamento anual.

A ação é da Coordenação de Educação, ligada à Gerência de Atendimento Socioeducativo (Gerse), da Fundac. A jornada antecede os planejamentos pedagógicos das unidades para o ano. O Ciclo de Seminários reunirá mensalmente gestores, educadores, profissionais da socioeducação e sociedade para discutir a ação socioeducatica de forma interdisciplinar.

Além da educação formal e profissional, os encontros abordarão temas como gênero, sexualidade, etnia, raça, família, saúde mental, drogadição e maioridade penal, entre outros. A ação também prevê a capacitação continuada dos profissionais da fundação. Apóiam a iniciativa o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), a TV Pelourinho, a Biblioteca Pública do Estado e a Fundação Pedro Calmon.