O Pelourinho já está preparado para receber baianos e turistas que vão acompanhar os shows do Espicha Verão durante este fim de semana. O evento, que começa nesta sexta-feira (22) e vai até domingo (24), oferece apresentações teatrais, música, artesanato e exposições.

Como parte da programação do maior evento cultural pós-Carnaval, os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) – Tempostal, Udo Knoff e Solar Ferrão – vão funcionar em horário diferenciado e com visitas guiadas, entre esta sexta-feira e domingo. Nesta sexta, o funcionamento será estendido até 20h. Já sábado e no domingo, até 18h.

Alguns teatros localizados no Centro Histórico de Salvador também terão uma programação especial durante os três dias do Espicha verão. No Solar Ferrão, haverá a exposição de Alberto Pitta, A Estética de Búzios, celebrando os 214 anos da Revolta dos Búzios, movimento ocorrido de 12 a 25 de agosto de 1798, em Salvador. Podem ser apreciadas na exposição fantasias de blocos afros e afoxés, além de tecidos e estampas desenhados por Pitta.

A grade de programação dos três dias do Espicha Verão também inclui mostras da diversidade musical da Bahia em forma de festival. Cinco estilos serão contemplados com shows de vários artistas baianos, que serão acompanhados por bandas de base: samba, samba-reggae, gospel e rock.

O primeiro dia do festival fica a cargo de Edil Pacheco e convidados, que vão mostrar o samba da Bahia no Terreiro de Jesus. A banda Cidade Negra também vai animar a noite desta sexta-feira, a partir das 22h, no Largo do Pelourinho.

Sábado, a música gospel abre a programação do Largo do Pelourinho, às 17h, tendo como atrações Ivan Dias, Débora Brasil, Ícaro Dias e Júlio Cavalcanti. Depois, às 22h30, na Praça Tereza Batista, a batida do samba-reggae, que contagia visitantes de todo o mundo na Bahia, será levada na voz de Tonho Matéria, ex-vocalista do grupo Olodum, que também deve receber convidados.

Para fechar a programação dos festivais, o domingo será de muito rock na Praça Tereza Batista, às 19h30, com Eládio e As Panteras e participação de Thathi, Sílvio Passos, Mariano Lanat e Pietro Leal. O som da Jovem Guarda será embalado pelo grupo Rota de Fuga, às 21h30, no Largo Quincas Berro d’Água.

“O evento tem opções para todos os gostos e promete movimentar o Pelourinho durante esses dias. Teatro, música, programação infantil, museus. Tudo isso, além de atrair baianos e turistas, visa dinamizar a economia do Centro Histórico e de seu entorno”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli.

Para que os turistas cheguem ao Pelourinho, ônibus do Salvador Bus vão ser disponibilizados. Os visitantes podem pegar o transporte na porta do hotel que estão hospedados. O policiamento do Pelourinho durante o Espicha Verão vai contar com um efetivo de 200 PMs e 60 policiais civis. O local tem 16 câmeras e cinco unidades móveis da Base Comunitária de Segurança.