O Carnaval terminou, mas o calor e a animação continuarão na capital baiana com a quinta edição do ‘Espicha Verão 2013’, evento promovido pela Bahiatursa, que levará shows musicais, dança, arte, culinária e muito entretenimento para as principais praças e largos do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, no próximo final de semana (22 a 24).

Da programação constam shows do grupo Cidade Negra (22), no Largo do Pelourinho, do maestro Arthur Moreira Lima (23), do cantor Aguinaldo Timóteo (24), no Terreiro de Jesus. Também haverá apresentação de artistas locais e regionais, além de festivais dos mais variados ritmos, a exemplo do gospel, rock, forró, reggae e samba.

Entre os destaques do evento, uma homenagem à matriarca da família Veloso, Dona Canô, com a presença do neto e artista Jota Veloso, e os ‘Filhos de Santo Amaro’, com a participação especial do cantor Jorge Vercílio e das cantoras Carla Visi e Juliana Ribeiro. O show acontece no sábado (23), a partir das 19h30, no palco do Terreiro de Jesus.

Por ruas e vielas do Pelô, será possível encontrar um pouco da cultura popular da Bahia, com a apresentação de rodas de capoeira, do Rixô Elétrico de Fred Menendez, e grupos folclóricos como a Burrinha da Saudade, Zampiapunga, Frevos e Dobrados, Tranças e Fitas de Salvador, e os Caretas e Bombachos do Acupe (Santo Amaro).

Entre as novidades do evento está a Praça das Artes, com uma programação especial que contempla arte, artesanato, cultura, culinária e moda, e a transformação da Praça Pedro Arcanjo, durante os três dias, numa grande Garfieira, sob o comando das Orquestras dos Maestros Fred Dantas (22), R Xangô (23) e Benutti (24). No Largo do Cruzeiro de São Francisco, baianos e turistas vão poder conferir de perto todo processo de produção de peças e obras de artes, feitas por diferentes artistas plásticos.

Festival gastronômico

Integram ainda a programação, museus, teatros e um festival gastronômico. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, a intenção do projeto é prolongar a alta estação, ampliar a oferta de eventos em Salvador e garantir a permanência de turistas na cidade. “Além do Espicha Verão, estamos realizando e apoiando uma série de eventos em Salvador, neste primeiro semestre, para garantir bons índices de ocupação nos hotéis da cidade durante esse período, que começa com o fim do Carnaval, até o mês de julho”, explica Leonelli.

Segundo ele, foram feitos acordos com os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Manuel Garrido, do Sindicato dos Hoteleiros, Sílvio Pessoa, para garantir descontos nas tarifas durante o ‘Espicha Verão’.

Clique aqui e veja programação completa.