Proporcionar a reestruturação do Arranjo Produtivo Local (APL) da piscicultura no território de Itaparica com a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Pescado de Xingozinho. Esse é o objetivo do convênio firmado entre a Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti).

O projeto será financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro dos programas Progredir e Vida Melhor. Serão investidos R$ 1.843.620,24 em obras de reforma, ampliação e a implantação de uma unidade de beneficiamento com capacidade produtiva de quatro toneladas de pescado/dia, certificada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/Mapa).

“Com a implantação da unidade, estamos vencendo o desafio da comercialização ao promover a possibilidade de escoamento de produção, colocando produtos de qualidade do pequeno piscicultor em condições de competitividade em mercados de outros estados do Nordeste a exemplo do Ceará, Pernambuco e Alagoas”, comentou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Segundo Peixoto, a implantação da unidade vai beneficiar 500 piscicultores do Programa Vida Melhor, gerando emprego e renda para toda a região. A iniciativa contempla ainda a capacitação dos produtores da região para a gestão do órgão, em parceria com o Sebrae, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e Cooperativa Mista de Aquicultores e Piscicultores (Coomapa).

A expectativa, de acordo com Cássio Peixoto, é que a Unidade de Beneficiamento de Xingozinho fomente a atividade, já que das 17 mil toneladas de pescado produzidas no estado, em torno de 80% vem da região. Desta produção cerca de cinco mil toneladas são oriundas das associações de pequenos piscicultores, que a partir de agora terão a agregação de valor ao peixe produzido nos reservatórios de Xingó (Paulo Afonso), Moxotó e Itaparica (Glória).