Intensificar a relação com a Bahia e discutir sobre oportunidades de investimento, comércio e negócios são, segundo o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, os objetivos da sua visita oficial ao estado. Ele foi recebido pelo secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, na tarde desta quinta-feira (21), na sede da Serinter, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Acompanhado pelo cônsul geral de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba, o embaixador afirmou que tem levado aos empresários portugueses a mensagem de que os investimentos no Brasil não podem se limitar ao eixo Rio-São Paulo, “até porque o Nordeste e a Bahia têm uma cultura mais próxima da de Portugal e uma comunidade portuguesa muito bem integrada”.

Outro alerta feito por Telles aos empresários do seu país é que a perspectiva ao se instalar no Brasil precisa ser de um investimento de médio e longo prazo, buscando parcerias com empresas brasileiras. O embaixador também pediu o apoio do Governo do Estado para que empresários baianos invistam em Portugal. “Essa relação precisa ter mão dupla. Estamos promovendo privatizações de estaleiros, dos correios, facilidades para a segunda residência do brasileiro em Portugal, e o capital brasileiro seria bem vindo também na TAP [Transportes Aéreos Portugueses]”.

Parcerias

Schmidt confirmou o interesse do governo baiano em estreitar as relações com Portugal, o que já vem sendo tentado pelo governador Jaques Wagner em diversas missões, desde 2007, para buscar parcerias destinadas aos projetos baianos nos setores de logística, cooperação empresarial, porto e projeto pesqueiro, entre outros. O secretário propôs que sejam indicados representantes da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Bahia e do consulado para continuar o diálogo com o governo e estruturar uma agenda comum.