A Academia da Polícia Civil (Acadepol) comemora, neste domingo (17), 69 anos com os olhos voltados para o futuro, já que, em 2013, a instituição estará envolvida com dois grandes desafios: recepcionar e preparar os aprovados no concurso da Polícia Civil, cujas provas ocorrem em abril, e intensificar a capacitação de delegados, investigadores e escrivães para atuarem em grandes eventos, como Copa das Confederações e Copa do Mundo, que serão realizadas neste e no próximo ano, em Salvador, respectivamente.

A diretora-adjunta da Acadepol, delegada Sílvia Pitanga, revelou que neste momento a instituição está fazendo os arremates finais do projeto pedagógico. Baseado nos parâmetros curriculares propostos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a programação de cursos e treinamentos está sendo confeccionada para atender, em 2014, os aprovados do concurso da Polícia Civil, que terão uma série de atividades a cumprir, em 2013, até à etapa de formação e capacitação.

A diretora salienta, no entanto, ao fazer um balanço das atividades da Acadepol em 2012, que a missão de levar qualificação a delegados, escrivães e investigadores teve um resultado positivo. No período, por exemplo, foram ministrados 160 cursos, capacitando 2.918 servidores policiais. Os cursos mais procurados foram: Armamento e Tiro, Introdução à Inteligência de Segurança Pública, Patrulhamento em Áreas de Alto Risco e Grandes Eventos, Redação Oficial, além do Programa Acadepol Itinerante, destinado aos servidores policiais lotados no interior do estado.

Para oferecer mais conforto e modernidade aos seus profissionais e alunos, a sede da Acadepol passou por algumas benfeitorias, concluídas em junho do ano passado. O prédio recebeu nova pintura da fachada, o hall de entrada ganhou novas formas arquitetônicas, salas administrativas foram renovadas e auditório foi ampliado, passando a abrigar 200 pessoas. Para garantir mais segurança aos frequentadores, foi instalada uma catraca com leitura biométrica que facilita o controle do acesso às dependências internadas.