Mais 770 quilos de maconha foram encontrados pela polícia numa fazenda do município de Conceição de Coité, na segunda etapa da operação que vem realizando no estado, tendo apreendido mais de meia tonelada da droga e efetuado a prisão de cinco pessoas, no último final de semana. No total, em três dias, a força-tarefa, composta pelas polícias Militar e Civil e o Ministério Público Estadual (MPE), impediu que 1,3 tonelada de maconha chegasse a Salvador para a revenda.

Na operação da tarde de terça-feira (19) foram presos na fazenda Leandro Nabor da Silva, 28 anos, e Juarez Lino dos Santos, 48, que estavam na fazenda com um veículo Prisma, uma motocicleta Yamaha, um revólver calibre 38 e duas espingardas. O local funcionava apenas como depósito da droga, como informou o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, delegado Jorge Figueiredo, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), no auditório do edifício-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia.

Segundo Figueiredo, as investigações continuam para identificar o dono da propriedade rural, a origem da droga e os bairros onde o material seria distribuído em Salvador. “As investigações apontam que a dupla apresentada hoje faz parte da quadrilha presa recentemente com os 538 quilos de drogas numa Van na BR-324”. Leandro é o integrante que conseguiu escapar do cerco policial no início da operação, no sábado.

A droga foi apreendida devido a uma denúncia anônima feita ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais do Ministério Público (Gaeco). Ao lado do delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, do diretor do Denarc, e do major Wildon Reis, do Comando de Operações da PM (COPM), o promotor de Justiça Ariomar Figueiredo falou sobre a importância do trabalho articulado entre as instituições. “Nós filtramos as informações sobre esta quadrilha e as repassamos para a Secretaria da Segurança Pública, dando origem a esse resultado”.

Pomba branca

Um detalhe chamou a atenção dos policiais que participaram da operação. Os tabletes de maconha estavam padronizados e identificados com um adesivo contendo a imagem de uma pomba branca e as iniciais B. e D. “Ainda não há informações sobre o que isto significa, mas a continuidade das investigações com certeza vai dizer o que este símbolo representa”, afirmou Hélio Jorge.

Paulista é flagrado com drogas em Brumado

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Brumado, a 533 quilômetros de Salvador, apreendeu, na manhã desta quarta-feira (20), na estação rodoviária local, quatro quilos de maconha e um quilo de pasta base de cocaína. A droga distribuída em cinco tabletes era transportada por Fabiano da Conceição, 27 anos, natural de São Paulo, preso quando desembarcava de um ônibus procedente do estado.

Os policiais chegaram até Fabiano depois de receberem do Disque Denúncia (número 197, em cidades do interior) informações sobre a passagem de uma grande quantidade de drogas pela rodoviária. Flagrado, não esboçou reação e entregou de imediato uma mochila com os tabletes, envoltos em pó de café para neutralizar o cheiro da droga.

Conduzido à 21ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Brumado), Fabiano disse nada saber sobre a procedência ou destino da droga. Com duas passagens na polícia por furto e desacato em delegacias de Guarulhos, na Grande São Paulo, ele declarou apenas que receberia R$ 900 para carregar a mochila até aquele ponto na cidade, onde alguém faria contato. Também não soube informar sobre a pessoa que solicitou o serviço.

Autuado em flagrante por tráfico de drogas, pelo delegado plantonista Orlando Quaresma, da 21ª Coorpin, Fabiano, que se passava por um viajante comum, está agora custodiado naquela unidade policial à disposição da Justiça Criminal. Toda operação foi conduzida pelo coordenador de Brumado, delegado Leonardo Rabelo, que destacou o trabalho em conjunto feito com a Polícia Militar.

Vigilante e polidor

O vigilante Willian da Silva Santos, 31 anos, e o polidor de mármore Aurino Bruno Souza Aragão, 26, também foram presos no mesmo município, no bairro Santa Tereza, por investigadores da Polícia Civil e soldados da Polícia Militar com 10 ‘trouxas’ de maconha, algumas gramas de pasta-base de cocaína, embalagens diversas, vários celulares e R$ 3,1 mil.

Equipes policiais estavam averiguando denúncia de roubo a um mercado, que não se confirmou, quando encontraram os dois homens vendendo droga no portão da residência de Willian. Conduzidos à unidade policial, eles, que se declararam desempregados, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado plantonista Orlando Quaresma e estão custodiados na 21ª Coorpin, à disposição da Justiça.