Para prestar contas à sociedade e ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre a atual situação do Sistema Ferry Boat, sob intervenção da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) desde setembro do ano passado, foi realizada na tarde desta segunda-feira (4), na sede do MPE, em Nazaré, uma audiência pública, que reuniu representantes do ministério e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). O evento foi aberto ainda a usuários e funcionários do sistema.

O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, esclareceu que a nova gestão do sistema será feita inicialmente por meio de um contrato de emergência com duração de 180 dias. “Nestes seis meses vamos preparar a nova modelagem do contrato com as exigências e especificações da próxima concessionária e fazer a licitação pública para a concessão”.

Publicado na última semana, outro edital de licitação prevê a compra de duas novas embarcações para o sistema nos próximos seis meses ao custo de R$ 34 milhões a R$ 40 milhões.

Funcionamento no Carnaval

A partir desta segunda-feira (4), cinco embarcações do Sistema Ferry Boat vão operar na travessia Salvador-Itaparica: Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Maria Bethânia e Anna Nery. O esquema será mantido até o próximo dia 18, para atender à demanda de passageiros antes, durante e após o Carnaval.

No período da festa, as viagens serão realizadas no esquema bate-volta, entre as 5h e as 23h30, nos dois sentidos. A última viagem no domingo será às 23h30, nos dois sentidos, mas, de acordo com a demanda de passageiros, esse horário pode ser estendido.

Para aumentar o conforto dos usuários que desejam ir à Ilha de Itaparica, 13 lanchas vão fazer a travessia Salvador – Mar Grande, em Vera Cruz, saindo do Terminal Marítimo da Avenida da França para a Praia do Duro.