Um fim de semana inteiro em torno das artes plásticas, artesanato e arte culinária da Bahia é a garantia de diversão oferecida pelo Espicha Verão 2013, que acontece desta sexta-feira a domingo (22 a 24), no Centro Histórico de Salvador/Pelourinho.

O point das artes do projeto, realizado pela Secretaria do Turismo (Setur) e a Bahiatursa, será a Praça das Artes, no Pelourinho, e o Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Terreiro de Jesus.

Artistas do Pelourinho e convidados vão expor trabalhos no Corredor das Artes Plásticas, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, das 14 às 22h, durante os três dias do evento. Tendo como pano de fundo uma das mais belas igrejas do Centro Histórico de Salvador, o largo será transformado em ateliê e galeria a céu aberto, com a produção e exposição de peças.

Já a Praça das Artes, no Pelourinho, será tomada pelo artesanato, onde artesãos parceiros do Instituto Visconde de Mauá vão expor e comercializar peças artesanais e antiguidades. No quesito artes, o Espicha Verão terá ainda teatro, estátua viva, repentistas, cordel e exposições de fotografia e moda afro.

Repentistas

O Sarau Pândega D’África e Lenda das Yabás, Teatro de Rua Grupo Filó e Estátua Viva representarão o teatro nas apresentações da Praça das Artes. Na música, a performance fica por conta da Orquestra de Metais e o Jam Session, além da apresentação de repentistas e violeiros e da regência da folclorista/etnomusicóloga Emília Biancardi e a Berimbalada (parceria com o Ipac). Quem gosta de artesanato terá a oportunidade de ver a produção ao vivo de cerâmica, tear e renda em parceria com o Sesc/Bahia, além de artesanato e produtos de agricultura familiar.

Terreiros

Dentro da programação da Praça das Artes haverá ainda Moda Afro Mauanda, produção artesanal de 250 mulheres colhida em 17 terreiros de Candomblé de Salvador e região metropolitana, que faz parte do Programa Vida Melhor Urbano, do Governo do Estado. Na Praça das Artes, o público também poderá degustar pratos típicos da ceia baiana nas barracas das quituteiras, e também conferir o trabalho do artista plástico Enock, em seu ateliê, muito visitado por baianos e turistas do Pelourinho.