A Bahiatursa realiza e apoia uma série de eventos em Salvador neste primeiro semestre. O objetivo é garantir bons índices de ocupação nos hotéis da cidade, durante o período que começou com o fim do Carnaval, indo até o mês de julho, que é considerado alta estação por conta das férias no Sudeste do país. Além da capital, municípios das demais zonas turísticas do estado receberão apoio com a realização de eventos.

O calendário começa no próximo dia 22, com a realização do Espicha Verão, no Pelourinho, e vai até o dia 24. O festival reúne apresentações musicais, de dança, arte, teatro e gastronomia. “Esse é um instrumento criado pelo governo estadual, quando houve uma situação parecida, em 2008, quando o Carnaval terminou no início de fevereiro”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli.

Segundo ele, foram feitos acordos com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Manuel Garrido, e com o presidente do Sindicato dos Hoteleiros, Sílvio Pessoa, para garantir descontos nas tarifas durante o Espicha Verão.

O calendário prossegue com uma intensa programação, que em março inclui a encenação da Paixão de Cristo, na Semana Santa, e outros dois eventos em abril: o II Salão Baiano de Turismo e BNTM e uma feira de turismo que reúne todos os estados do Nordeste. Os dois eventos vão reunir cerca de 300 operadores e agentes de viagem, além de integrantes de governos dos vizinhos nordestinos e de prefeituras do interior baiano.

Alta velocidade, São João e Copa das Confederações

“O fim deste primeiro semestre também deve ser movimentado com mais uma edição do GP Bahia de Stock Car, nas ruas do Centro Administrativo, em maio. A prova é responsável por um incremento de 15% a 20% na ocupação hoteleira da cidade”, explicou Leonelli.

Já o mês de junho deve fechar o calendário turístico do primeiro semestre com chave de ouro, com os jogos da Copa das Confederações, em paralelo aos festejos do São João da Bahia, no Pelourinho. Salvador vai receber milhares de turistas do Uruguai, Itália, Nigéria e de outras regiões do Brasil, uma vez que o clássico de futebol, Brasil x Itália, será o principal jogo da primeira fase da competição.