A primeira etapa deste ano do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), aconteceu nesta sexta-feira (1º), em sua sede, no Campo Grande, em Salvador. As 280 gestantes que estavam presentes ao evento ganharam enxovais e participaram de sorteios de brindes.

“As parcerias feitas com as associações e as bases comunitárias têm dado resultados positivos, contribuindo com as políticas públicas do Estado”, afirmou a diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa, que representou a presidente das VSBA, Fátima Mendonça.

A superintendente de atenção integral à saúde da Sesab, Gisélia Santana, que representou o secretário Jorge Solla, falou da importância da parceria com as Voluntárias e as comunidades para diminuir os riscos da morte materna. “Esse ato singelo do enxoval é mais uma iniciativa de integração com outras ações que dão bons resultados”.

Desde 2007, aproximadamente 23 mil gestantes de Salvador e do interior foram contempladas no programa, realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, através de ações socioeducativas para gestantes em situação de vulnerabilidade.

O programa tem como objetivo contribuir para a redução dos indicadores de morte das gestantes e recém-nascidos, estimulando e incentivando a realização do pré-natal, bem como fortalecer o Pacto Estadual de Redução da Morte Materna e Neonatal, assinado pelo governador Jaques Wagner em 2008.

Nesta etapa, as 280 gestantes passaram pelos critérios definidos no programa. As lideranças comunitárias parceiras realizaram ações educativas, a exemplo de palestras sobre amamentação, métodos contraceptivos e cuidados pós-parto. Para receber os enxovais, todas as gestantes fizeram o pré-natal.

Grávida do seu primeiro filho, Sônia Maria dos Santos, 33 anos, moradora de Cosme de Farias, foi uma das contempladas com enxoval. “Essa oportunidade foi, graças a Deus, o melhor presente que eu poderia ganhar, porque meu bebê vai ter as coisas necessárias sem que eu precise gastar nada”.

Daniles da Silva, 21 anos, da comunidade de Valéria, fez questão de elogiar o trabalho da associação do seu bairro e as Voluntárias. “Fui orientada para fazer o pré-natal. Fiz e estou seguindo de acordo com as orientações das palestras”.

Cada enxoval é composto de banheira, colchão, fraldas de tecido, fraldas descartáveis, lençóis, cueiros, toalha de banho, roupinhas, pares de sapato e produtos higiênicos.