Acreditar no potencial do homem como mola propulsora de seu próprio desenvolvimento, entender a educação como veículo de transformação e ter consciência de que o conhecimento é fundamental em todas as situações de vida. Esses são os fundamentos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), no desenvolvimento da atividade de Educação Sanitária, ao lançar esta semana, na Fundação José Carvalho, em Pojuca, o ‘Manual do Aluno’.

Com o lema ‘Adab na Escola Formando Jovens Sanitaristas’, a Agência busca inserir o tema transversal, defesa agropecuária, no currículo escolar das instituições de ensino estaduais e municipais da Bahia. “Este trabalho visa transformar professores e alunos em cidadãos atuantes, responsáveis e multiplicadores de conhecimento, rompendo barreiras cultuais e proporcionando uma agropecuária mais segura”, explicou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, para o público composto por educadores da Fundação e dos municípios de Mata de São João, Pojuca, Alagoinhas e Aramari.

O material didático é resultado de três anos de pesquisas realizadas pela equipe de Educação Sanitária da Adab e tem como finalidade desenvolver a consciência da importância da defesa agropecuária nas crianças e jovens em idade escolar, trabalhando temas como o meio ambiente, higiene e saúde. O manual apresenta informações técnicas traduzidas de forma simples e acessível à idade dos alunos, além de ilustrações que retratam a situação de forma descontraída e interessante.