Atendendo à demanda da Secretaria da Agricultura do município do Conde, no nordeste baiano, Fiscais Estaduais Agropecuários (FEA) da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizam treinamento para atualização técnica em fitossanidade de citros e coco, na Câmara de Municipal de Vereadores.

Até esta quinta-feira (21), 15 técnicos das secretarias municipais do Conde, Jandaíra, Rio Real, Acajutiba, Esplanada e Entre Rios passarão por uma reciclagem, onde seus conhecimentos serão atualizados acerca da globalização e comércio internacional de vegetais, natureza das pragas (fungos, bactéria, vírus, nematoides e insetos), conceito e missão da defesa agropecuária, trânsito de vegetais, documentos fitossanitários e a responsabilidade técnica.

O objetivo do treinamento é fortalecer o conhecimento dos técnicos que trabalham na região, principalmente os que lidam com a ambiência da agricultura familiar localizada nos assentamentos rurais, comum no litoral norte do estado. “A defesa agropecuária, assim como outros elos da cadeia produtiva, não pode andar sozinha. Para o sucesso das atividades é preciso o apoio dos parceiros e produtores”, explica o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá.