Localizado no Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, o município de Catu é um dos primeiros municípios baiano a elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, buscando fortalecer a agropecuária da região.

Por sugestão da Secretaria da Agricultura (Seagri), o órgão municipal do promove até esta terça-feira (26), no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBaiano), um seminário para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Catu. O evento foi iniciado nesta segunda.

“A definição das prioridades e o planejamento das ações, maximizando os recursos disponíveis, são passos importantes e fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária e fortalecimento da agricultura familiar”, disse o secretário Eduardo Salles.

Centenas de agricultores, secretários de municípios da região e estudantes do IFBaiano participam do seminário. De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Eraldo Santana, um dos objetivos do plano é promover a transferência de tecnologias, por meio das políticas públicas disponíveis nos governos estadual e federal, atendendo a agricultores familiares nas diversas comunidades rurais e nos projetos de assentamento de reforma agrária implantados no município. “Catu será exemplo para os demais municípios”.