Encontrar livros de autores baianos nas livrarias da cidade pode não ser uma tarefa muito fácil, portanto, uma boa oportunidade para conhecer as obras de escritores locais é a Feira Mensal de Livros, da Fundação Pedro Calmon, que ocorrerá neste domingo (3), das 9h às 17h, na Praça do Campo Grande, no Centro de Salvador. O evento contará com a participação de editoras, distribuidores, livreiros e da União Brasileira de Escritores-UBE/BA.

No espaço, que é ponto de encontro de escritores, poetas e jornalistas, o público encontrará livros com preços promocionais, sessão de autógrafos e a oportunidade de conversar com alguns dos autores, sobre suas obras em exposição. Na ocasião, o escritor Manoel Apóstolo (AHPÓSTOLO) lançará o livro “O amor operou na operadora: Músicas e poemas documentais”.

Na mesa da UBE, os leitores encontrarão livros dos escritores Valdeck Almeida de Jesus; Varenka de Fátima; Carlos Souza Yeshua; José da Boa Morte, com livros e revistas do Movimento Cultural Artpoesia, Roberto Leal, com obras da Editora Òmnira, entre outros autores baianos, que também marcarão presença na feira, para dialogar com os leitores e autografar suas publicações.

Literatura infantil

A feira tem opções para todas as idades. E para criançada, a sugestão são os livros da Turma do Xaxado, do premiado escritor e cartunista baiano Antônio Cedraz, que apresenta uma turminha heterogênea como o povo brasileiro: o esperto Xaxado é neto de um famoso cangaceiro que vivia no bando de Lampião; o preguiçoso Zé Pequeno adora ficar deitado na rede, vendo a vida passar; a estudiosa Marieta é a radical defensora da língua portuguesa; o egoísta Arturzinho é filho de um rico fazendeiro e faz questão de deixar bem claro que nasceu “em berço esplêndido”; o sonhador Capiba é um aspirante a cantador nordestino e a consciente Marinês é a maior protetora e amiga número 1 da natureza.