Compondo a programação do Teatro Castro Alves durante o Mês da Dança, em que se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) realiza a Exposição Mestre King.

Com abertura no dia 1º de abril (segunda-feira), às 19h, e visitação gratuita diária entre os dias 4 e 30 de abril, das 12h às 18h, a mostra ocupa o foyer do TCA numa homenagem a este que foi o primeiro homem a se graduar em dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e que é o precursor da dança afro-brasileira, elemento fundamental do repertório cultural baiano.

Com curadoria de Álvaro Villela, a exposição reúne fotografias de autoria de nomes como Any Valette e Rafael Martins, além de fotos do acervo pessoal de Mestre King, retratando a sua trajetória profissional, desde aluno da Escola de Dança da Ufba até se tornar coreógrafo renomado com o grupo Gênesis, formado em 1976.

Há ainda registros de sua mais recente criação, o espetáculo Opaxorô, que, sob uma perspectiva contemporânea, faz a narrativa coreográfica de uma das mais belas lendas dos orixás: a viagem de Oxalá para a terra de Oyó, ou terra de Xangô. A montagem, inclusive, que teve circulação pela Bahia apoiada pelo Edital Setorial de Dança 2012, da Funceb, estará em cartaz no Espaço Xisto Bahia, nos dias 9 e 10 de abril, às 20h, com entrada gratuita.