Através do projeto Qualicultura, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) promove capacitações e orientações para gestores culturais, empreendedores criativos, artistas, produtores, organizações não governamentais, profissionais liberais, entidades e pessoas que atuem nos setores criativos em toda a Bahia.

No mês de abril, o Qualicultura estará nos municípios de Catu (1º e 2), Irará (3 e 4), Dias d’Ávila (5 e 6), Esplanada (5 e 6), Valente (8 e 9), Serrinha (10 e 11), Feira de Santana (12 e 13), Camaçari (18 e 19), Simões Filho (19 e 20), Cachoeira (19 e 20) e Valença (26 e 27).

Serão promovidas oficinas de financiamento cultural, elaboração de projetos, associativismo e cooperativismo e gestão cultural. Em função das demandas de cada região, as datas podem mudar. A iniciativa conta com recursos do governo estadual e parceria do Sebrae.

Segundo a coordenadora do projeto, Lila Silva, a confirmação dos dias é sempre divulgada nos centros de cultura de cada cidade e no site – acesse aqui.

No último fim de semana (dias 22 e 23), foram beneficiados os municípios do sudoeste da Bahia. Foi realizada uma oficina de financiamento cultural (acesso a mecanismos de fomento) em Vitória da Conquista, dirigida pela consultora Rosa Villas-Boas.

“Faz dois anos que trabalho na área cultural e para mim é fundamental participar de treinamentos como esses da Secult”, disse a funcionária da prefeitura de Vitória da Conquista, Kátia Prado, durante a oficina realizada na cidade. Paralelamente, Kátia atua como produtora do grupo de teatro local Companhia Operakata.

Em Vitória da Conquista, a turma foi bem variada, com participação de alunos de cinema e audiovisual da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), como Diego Souza. “Ganhei projeto no edital do Banco do Nordeste e quero me profissionalizar na área”, afirmou Diego.

Em geral, participam dos cursos e oficinas do Qualicultura profissionais das áreas da música, gastronomia, design, cultura digital, moda, publicidade, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, artesanato, mercado editorial, arquitetura, TV e rádio, animação e jogos eletrônicos.

As pré-inscrições para as oficinas são realizadas via endereço eletrônico projetoqualicultura@gmail.com, informando o nome do participante, nome da instituição que representa (se for o caso), e-mail e telefone para contato. Os cursos têm limite de 30 vagas por turma e as inscrições devem ser confirmadas.