O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, recebeu nesta quinta-feira (21) uma delegação do Governo da Etiópia, interessada em conhecer detalhes do sistema de alimentação escolar adotado nas unidades da rede estadual do ensino baiano.

Esta é a sétima visita de delegações internacionais interessadas em conhecer a o sistema estadual de alimentação escolar do estado, que, em cumprimento à Lei n° 11.947/2009, utiliza pelo menos 30% de produtos oriundos da agricultura familiar, além de um mix de alimentos, que levam em consideração as características de cada região.

“É motivo de muita felicidade receber os representantes de outros países para conhecer o nosso sistema de alimentação escolar. Uma alimentação correta e equilibrada é de fundamental importância para o desenvolvimento do estudante em sala de aula”, disse Osvaldo Barreto.

Qualidade

Segundo Barreto, a preocupação com a qualidade e com todo o processo do sistema é constante. “Pensamos tanto em melhorar, cada vez mais, a variedade dos produtos, como a elaboração, que é fundamental”. Responsável pelo programa de alimentação escolar do Ministério da Educação da Etiópia,Yakob Habtie disse visita foi fundamental para aprender com a experiência.

“Gostaríamos muito de implementar este programa no nosso país, fazendo as adaptações necessárias. Percebemos que vocês contam com uma boa harmonia entre os governos e sociedade civil para colocar a iniciativa em prática. Precisamos entender como isso funciona”, disse.

A comissão também visitou algumas escolas estaduais baianas para conhecer a experiência na prática. Países como Mali, Haiti, Tanzânia e Senegal já estiveram na Bahia interessados na temática.

“A maioria das delegações vem de países africanos, como a Etiópia. Algumas características em comum fazem com que eles se interessem pelas práticas daqui, a começar pela ancestralidade”, disse Elma Jambeiro, coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação.

Novos conselheiros

Na última segunda-feira, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, empossou os 14 novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O órgão é integrado por representantes de pais de alunos, de entidades de classe e de organizações da sociedade civil.

O recurso para Alimentação Escolar, na pública estadual do ensino, este ano, é da ordem de R$ 90 milhões. O montante representa um incremento de mais de 200% nos últimos sete anos e atende a todas as escolas, incluindo estudantes de ensino fundamental e médio, escolas indígenas e áreas quilombolas.