O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na Bahia, realiza, a partir desta quarta-feira (13), a Operação Páscoa, com o objetivo de verificar a pesagem de produtos consumidos nesse período de festejos pascais. A operação segue até o dia 27 de março, na capital e interior do estado.

De acordo com a coordenadora da área de pesos e medidas do Instituto, Cintia Lé, o alvo são os tradicionais ovos de páscoa, bombons, colombas pascais (bolos especiais semelhantes a panetones que remetem ao aspecto religioso do período), pescados, vinhos, amendoim e azeite de dendê.

Os ovos de chocolate que vêm com brinquedos devem apresentar na embalagem o selo do Inmetro, atestando a qualidade dos brindes. “É importante que o consumidor fique atento à pesagem de pescados nas feiras livres”, disse a coordenadora Cintía. Segundo ela, a balança deve apresentar o selo do Inmetro, “atestando que o equipamento foi vistoriado e que, assim, o consumidor não será lesado no ato do compra”.

Nos últimos anos, a Operação Páscoa tem registrado um índice de reprovação abaixo dos 5%, o que é considerado dentro dos padrões aceitáveis. Em caso de suspeita sobre algum produto ou instrumento de medição, o consumidor deverá contatar a Ouvidoria do Ibametro, pelo telefone 0800 071 1888.