Moradoras do bairro de Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador, vão contar com uma programação especial esta semana, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, promovido pela Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos, começou nesta terça (5) e segue até sexta-feira (8).

O primeiro dia da ação foi dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância de denunciar casos de violência contra elas. Para isso, foi realizada uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, ministrada pela ex-titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, Olveranda Oliveira.

De acordo com a delegada, o maior índice de denúncias de violência contra a mulher é relacionado a ameaças e lesão corporal. Ela disse que a Lei Maria da Penha protege a mulher de qualquer tipo de violência, até mesmo de ameaças. “Muitas mulheres ainda têm medo de denunciar ou não estão informadas de seus direitos e, por isso, não vão à delegacia. É sempre bom fazer ações de conscientização para acabar com todo tipo de violência contra a mulher”.

O comandante da Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos, tenente Alã Carlos, explicou que, após a instalação da base, as mulheres do bairro passaram a denunciar mais casos de violência. “Houve um aumento nos registros de violência doméstica aqui nessa região. Mas isso não é ruim, porque mostra que elas estão mais conscientes de seus direitos e que confiam na polícia para denunciar as pessoas que as agridem, saindo do anonimato”.

Durante todos esses dias, as mulheres de Fazenda Coutos e entorno podem participar da programação especial. Dentre as ações, estão massoterapia, cabeleireiro, manicure e apresentação do Grupo de Teatro do Gapa, de prevenção à Aids.