A redução de 1/3 do pagamento das dívidas dos estados com a União – retroativa a janeiro deste ano – e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que impede o aumento das despesas dos estados foi o consenso obtido até agora entre os governadores que se reuniram nesta quarta-feira (13), em Brasília, para tentar um acordo em torno de propostas do novo pacto federativo.

Na reunião, que foi realizada no Salão Negro do Congresso Nacional, o governador da Bahia, Jaques Wagner, defendeu o esforço de todos os governadores dos estados na tentativa de levar propostas unificadas que viabilizem o novo pacto federativo.

“Vamos fechar uma pauta que permita aos estados investir mais”, defendeu Wagner. Segundo ele, é importante aprovar a pauta unificada, uma vez que o presidente da Câmara, Henrique Alves, disse que vai colocar matérias em votação mesmo sem consenso.

As propostas serão encaminhadas nesta quinta-feira (14) aos presidentes da Câmara e do Senado. Entre os participantes da reunião preparatória, além baiano Jaques Wagner, estavam os governadores de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso, Ceará, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os governadores dos demais estados foram representados pelos seus respectivos secretários de Fazenda. O secretário da Fazenda da Bahia, Luiz Petitinga, também esteve presente no encontro. Preocupado em agilizar a votação da matéria no Congresso, o presidente da Câmara, Henrique Alves, solicitou aos governadores uma pauta mínima de propostas que estabeleçam um novo pacto federativo.