Os projetos estruturantes de mobilidade urbana, propostos pelo Governo do Estado, para a cidade de Salvador foram apresentados, nesta quinta-feira (21), pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, em audiência pública da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador.

O projeto estadual para o sistema metroviário, que encontra-se sob responsabilidade da prefeitura de Salvador, abriu a pauta da sessão. Rui Costa explicou aos participantes da audiência que a proposta do governo baiano contempla a finalização da Linha 1, a implantação da Linha 2 e a criação de linhas alimentadoras de ônibus exclusivas para o metrô, facilitando o acesso dos passageiros às estações do sistema.

“A população de Salvador precisa de um transporte de massa de qualidade, o Governo do Estado entende que o metrô responderá a demandas dessa população. Por isso, quer recepcioná-lo e proporcionar aos passageiros meios de acesso às estações”, disse Costa.

O secretário explicou, ainda, que Salvador tem uma topografia acidentada, em que o traçado do metrô percorre as avenidas de vale, e que uma parcela significativa da população reside nas partes mais altas, sendo necessário um sistema de acesso às estações nos fluxos “residência/metrô” e “metrô/local de trabalho ou estudo”.

A proposta do Estado é que os passageiros acessem o transporte alimentador de maneira gratuita dentro de um raio de cinco quilômetros. Ou seja, o passageiro pagará a passagem do metrô e terá acesso aos ônibus alimentadores e o Estado entra com subsídio. “O valor da passagem paga pelo usuário não cobre todo o custo, isso é próprio do sistema de metrô em qualquer lugar do mundo, porque não existe metrô sem subsídio. O posicionamento do Governo da Bahia é ter entendimento com o Município de Salvador para viabilizar o sistema metroviário na capital baiana”, disse Rui.

Corredores viários

Ainda tratando sobre mobilidade, o secretário estadual expôs outras medidas a serem realizadas em Salvador: os chamados corredores transversais 1 e 2, alimentadores para o metrô. O corredor 1 é composto pela duplicação das avenidas Pinto de Aguiar (em processo licitatório), Gal Costa e da construção da ligação Lobato-Pirajá. O corredor 2 será compreendido pela construção da Avenida 29 de Março e da duplicação da Avenida Orlando Gomes. Ações apresentadas pelo Estado ao governo federal, que terão investimentos de cerca de R$ 900 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades.

A mesa foi coordenada pelo presidente da Casa, Paulo Câmara, e contou com a presença e explanação do secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, do deputado estadual Uziel Bueno, e dos vereadores Luís Carlos Suica (presidente da Comissão de Planejamento Urbano) e Euvaldo Jorge (presidente da Comissão de Transportes).