A atuação do governo baiano para a inclusão social e produtiva de mulheres rurais foi destacada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) durante sessão realizada nesta quinta-feira (21) em celebração ao mês dedicado à mulher. O evento teve a presença de representantes dos movimentos sociais e do poder público, que lotaram o plenário e destacaram nos seus pronunciamentos as conquistas e os desafios para a equidade de gênero.

A promoção de ações voltadas à cidadania das mulheres da Bahia, sobretudo as camponesas, foi um dos avanços registrados na tribuna, pela representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Isolda Dantas. “Nas áreas rurais estão concentradas as maiores desigualdades”.

Ela ressaltou a parceria entre os governos estadual e federal em iniciativas como o Projeto Margaridas, que tem incentivado a autonomia de trabalhadoras rurais, por meio de mutirões, para emissão de documentos, acesso a crédito e programas, entre outras ações.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, enfatizou que o esforço do Estado tem o intuito de garantir ao público feminino as condições de virada de jogo em suas realidades de exclusão histórica e falta de oportunidades. A iniciativa da sessão foi da Comissão de Defesa das Mulheres.