A titular da secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, participou, nesta quinta-feira (14), do Seminário Mulher, Saúde e Políticas Públicas, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Conselho Estadual de Saúde (CES), em Salvador. O objetivo do encontro foi promover uma discussão com diferentes esferas do poder público, sobre as políticas voltadas à saúde integral da mulher, com foco na difusão de informações e garantia de ações integradas.

Lembrando dos eixos prioritários de atuação da pasta, que têm iniciativas previstas na área, a secretária da SPM ressaltou que as discussões são oportunas, no mês que trata de questões relacionadas ao direitos das mulheres. “É um tema que perpassa pelo campo dos direitos humanos, desenvolvimento social, segurança pública, entre outros”, disse, destacando ainda o lançamento do programa “Mulher, Viver sem Violência”, quarta (13), pela presidente Dilma Rousseff. A iniciativa prevê investimentos, até 2014, na humanização do atendimento, por parte dos hospitais, à mulher vítima de violência, adequação nos procedimentos dos Institutos Médicos Legais (IMLs), entre outros.

Deliberações

A subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro, disse que os debates subsidiarão o governo do Estado nas iniciativas destinadas ao setor. “Este é um espaço legítimo de deliberação sobre as políticas de saúde e serve de fortalecimento da gestão participativa que promovemos”, considerou. O vice-presidente do Conselho de Saúde, Francisco Silva, afirmou que os debates realizados em torno do assunto representam um passo importante para a Bahia. “Esperamos avançar neste campo das políticas públicas”, disse.