A discussão sobre a importância da construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, as demandas das cidades e a necessidade de um desenvolvimento ecologicamente construído. Esses são os objetivos do Seminário de Mobilização para a 5ª Conferência das Cidades, que será realizado nesta sexta-feira (15), a partir das 8h30, no auditório da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento é promovido pela Comissão Preparatória da 5ª Conferência Nacional, por meio do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/Ba), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O público-alvo do seminário são os representantes das comissões preparatórias das conferências municipais das cidades, que serão responsáveis pela condução de todo o processo organizativo, executivo e conclusivo das respectivas conferências.

Representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada também poderão participar do encontro. Nesse momento do processo de adesão eles são os principais responsáveis pela convocação das conferências municipais, que prossegue até o dia 30 deste mês, em caráter extraordinário, e também poderá ser promovida pelo poder público do município.

5ª Conferência Estadual das Cidades

Com o tema ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!’, a 5ª Conferência será realizada entre os dias 5 a 8 de agosto, em Salvador, e terá como debate principal a construção e implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que vai integrar, consolidar e definir os papéis dos entes federados (governos federal, estadual e municipal) no que se refere às políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

Comissão preparatória

Nesta quinta-feira (14), a comissão preparatória estadual se reunirá no auditório da Cerb para discutir o temário e o texto base que será utilizado durante as conferências municipais. O encontro servirá também para análise dos documentos e termos de adesão dos 130 municípios que já formalizaram a participação na 5ª Conferência.