O estudante de enfermagem e egresso da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), L.H.M, debate nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), em Brasília, ações para o fortalecimento do exercício do direito à participação dos adolescentes em conflito com a lei. Será no Fórum Nacional de Adolescentes, promovido pela Rede de Defesa de Adolescentes em Conflito com a Lei (Renade).

Ele ingressou no curso de enfermagem ainda em cumprimento de medida socioeducativa. Assim como outros socioeducandos, se dedicou aos estudos e cursos profissionalizantes. Atualmente, ele é atendido pela Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso da Fundac.

“Estou muito feliz em vivenciar este momento. É um avanço poder contribuir para um processo de ressocialização que prioriza o direito à participação, pois um dos principais fatores para o cometimento do ato infração é a exclusão”, afirma o jovem.

A Fundac é integrante da Renade e contribui para a reflexão proposta pelo encontro sobre o sistema socioeducativo, a partir do olhar dos adolescentes. A iniciativa tem como metas a construção de espaços políticos permanentes e próprios de adolescentes da justiça juvenil, a construção de parâmetros para orientar a formulação do plano decenal socioeducativo e a elaboração de um manual sobre o sistema socioeducativo.

“Garantir o direito à participação dos adolescentes em conflito com a lei nos espaços de debates e elaboração de políticas sociais é uma forma efetiva de inserção social igualitária e digna. E isso é um dos principais objetivos do governo estadual”, explica a diretora da Fundac, Ariselma Pereira.

O evento é uma realização do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente ‘Glória de Ivone’, de Tocantins (Cedeca-TO), da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced/Seção DCI Brasil), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Mais informações estão disponíveis no site – acesse aqui.