Instituições públicas e privadas baianas que desenvolvem atividades educativas relacionadas com a questão ambiental têm até o dia 15 de abril para se inscrever no projeto Salas Verdes, do governo federal. O edital para a seleção de 100 novos espaços foi aberto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Na Bahia, o projeto, que consiste na implantação de centros de informação e formação ambiental, é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o MMA, por meio de um acordo de cooperação técnica.

Esses espaços devem atuar como centros de referência para disponibilizar publicações e materiais, proporcionando acesso à informação, além de ser um ambiente de encontro, reflexão e construção da ação socioambiental.

A Bahia é o primeiro estado a ter um acordo firmado com o MMA para a condução desse projeto. “A Sema entra nessa parceria para revitalizar esses espaços, reforçar a mobilização da comunidade e estimular a melhoria de sua atuação”, explicou a diretora de educação ambiental para a sustentabilidade da Sema, Zanna Matos.

Segundo ela, existem 23 salas verdes no estado e não há um padrão definido ou um modelo determinado. “Cada instituição deve levar em consideração as características do público com quem trabalha, dialogando com as potencialidades e particularidades locais e regionais”.

Ao chancelar um projeto, o MMA reconhece a sua relevância e certifica se ele está de acordo com as diretrizes e com os objetivos da política e do programa nacional de educação ambiental.

Experiência

O projeto foi implantado em 2007 no Campus Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (Ucsal). “A proposta do MMA chegou para reforçar e ampliar o número de participantes. Antes disso, por meio de iniciativas de apenas sete instituições daqui de Salvador, incluindo a nossa, já havia uma dinâmica de troca de experiências ambientais”, informou a diretora do Instituto de Ciências Biológicas da universidade e coordenadora da Sala Verde da Ucsal, Lygia Paraguassú Batista.

A diretora declarou que, com o apoio federal, a Sala Verde da universidade é fundamental para a implantação das atividades nas escolas do entorno da instituição. “O acervo fornecido pelo MMA possibilita a atualização sobre o tema, oferecendo também renovação do aprendizado e dinamismo na disseminação do conhecimento”.

Seleção

Podem participar do processo de seleção as instituições públicas ou privadas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas públicas e privadas, colegiados, igrejas, terreiros, prisões, centros de recolhimento de menores infratores, entre outros. É necessário que possuam capacidade comprovada de atuação na área ambiental e/ou no desenvolvimento de ações de educação ambiental, seja por meio de recursos humanos, de sua trajetória na área ou através de experiências e realizações anteriores.

O processo de análise e seleção das propostas obedece a critérios técnicos e será realizado em duas etapas: a primeira com a análise de documentos e exigências básicas, e a segunda, com a análise da concepção e contextualização da proposta político-pedagógica.