Em solenidade realizada nesta quarta-feira (27), no Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, o programa Qualifica Bahia entregou os certificados de conclusão de cursos a 800 trabalhadores.

A capacitação faz parte das atividades do Pacto pela Vida e qualificou os participantes para atuar como azulejista, pedreiro, carpinteiro, operador de caixa, manicure, cabeleireiro, cozinheiro, camareira e outras atividades.

A cerimônia marcou o encerramento de cursos realizados em bairros onde existem bases de segurança comunitária implantadas pelo Pacto pela Vida, como Calabar, Bairro da Paz, Fazenda Coutos, Rio Sena, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, além de Itinga, no município metropolitano de Lauro Freitas.

Também participaram da solenidade, os secretários estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para quem, o Pacto pela Vida não somente atua no combate à criminalidade com ações policiais. Também se preocupa em promover trabalhos nas áreas de qualificação profissional, desenvolvimento social, educação, entre outras. 

Mudança de vida

Quem fez o curso afirma estar satisfeito porque a formação facilitou a entrada no mercado de trabalho. Além disso serviu ainda como oportunidade para alguns participantes atuarem como empreendedores. Como a cabeleireira Ana Cláudia Teles, que abriu o próprio salão de beleza.

Antes do cursos, Ana Cláudia só fazia tranças afro. Com a qualificação ela agregou mais conhecimentos ao seu trabalho e aprendeu a cortar, dar escovas e chapinhas. Após a formação do Qualifica Bahia, ela instalou o próprio salão de beleza no bairro do Rio Sena, região do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

“O curso mudou a minha vida totalmente, porque me possibilitou o crescimento profissional. Eu já trabalhava com trança afro, mas não sabia fazer outras coisas e isso até afastava as clientes. Hoje, sei fazer escovas, cortar cabelo…faço tudo no meu salão. O curso me qualificou e me fez digna na minha área de trabalho”, afirmou.

Formação social

O Programa Qualifica Bahia é uma ação governamental voltada à formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras da Bahia, que tem como princípios a integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Uma das ações do programa estadual Pacto pela Viva, o programa contempla moradores de cidades da Região Metropolitana de Salvador e de outros municípios do interior baiano.

Por meio da iniciativa, são realizadas a intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional. Também é feita a articulação com programas governamentais, promove a qualificação vinculada com as vocações efetivas e potenciais e realiza o monitoramento, avaliação e compromisso com o gasto público.

“Esse trabalho de profissionalização promovido por meio do Pacto pela Vida mostra que o programa não se preocupa apenas com a ação policial. Uma das formas de afastar os jovens da criminalidade é qualificá-los, prepará-los para o mercado de trabalho”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Segundo ele, a preocupação do governo é dar mais oportunidades às pessoas que moram em áreas de vulnerabilidade social, “para que elas não sejam cooptadas pelo tráfico de drogas”. De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o Qualifica Bahia já ofereceu 3.280 vagas em Salvador em mais 18 municípios baianos.

Vasconcelos explica que a prioridade do atendimento é para pessoas socialmente vulneráveis do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores com risco de perda de emprego em função da baixa escolaridade e qualificação insuficiente.

Publicada às 11h20
Atualizada às 17h50