A partir do próximo dia 28, centenas de pescadores baianos serão capacitados na produção e comercialização de tilápias. A ação faz parte do I Qualitilápia, evento realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que passará a pequenos aquicultores da Bahia, informações sobre manejo, estratégias comerciais e controle de qualidade do peixe.

O objetivo do evento é potencializar a oferta e a comercialização da tilápia em locais estratégicos, incrementando e incentivando o consumo do produto em todo estado. O evento pretende ainda promover uma aproximação entre os setores produtivo e comercial, por meio de momentos e encontros gourmet com empresários.

“Desta forma, o pescador poderá conhecer quais são as expectativas e exigências de quem compra, ajustando sua estratégia de comercialização e incrementando sua renda. O dono de restaurante também terá mais segurança para colocar o produto nos seus cardápios. É um ciclo virtuoso”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Eventos

A estimativa da empresa é de atender a um mínimo de 120 pescadores em toda a Bahia nesta primeira edição do Qualitilápia. Durante o evento haverá workshops e seminários para cooperativas e associações de pescadores, com produtores e potenciais compradores de tilápias.

“A escolha da tilápia não acontece por acaso. A Bahia é o quarto maior produtor da espécie no Brasil”, explica a subgerente de pesca da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos, acrescentando que durante os encontros haverá ainda miniexposições de artesanatos feitos com materiais retirados da tilápia.

Os primeiros cursos serão realizados durante o Festival Aleluia, em Ilhéus, a partir do dia 27 deste mês. Até junho, cinco cidades receberão o Qualitilápia – Salvador, Paulo Afonso, Prado, Luís Eduardo Magalhães e Cairu.