Pescadores artesanais dos territórios de identidade de Itaparica e do Litoral Sul serão os primeiros na Bahia a implantar o ‘Projeto Renovar’, que consiste na capacitação sobre construção naval em fibra de vidro. O curso é gratuito e tem carga horária de 120 horas, com aulas de segunda a sábado, a partir de 1º de abril.

De acordo com o projeto, no final do treinamento cada participante receberá a embarcação [canoa de sete metros em fibra de vidro] construída por ele mesmo. A ação vai modernizar a frota pesqueira artesanal e melhorar as condições de renda das famílias envolvidas.

São 60 vagas disponíveis para profissionais da pesca dos municípios de Maraú, Barra Grande, Sapinho, Tanque, Taipus de Dentro, Tremembé, Campinho e Sede. Todo o material didático a ser utilizado durante a qualificação será fornecido pelos realizadores do curso.

Mais segurança

“O objetivo do curso é capacitar os pescadores a construir embarcações e fazer a manutenção dos equipamentos, de forma a reduzir seus custos e aumentar a segurança no trabalho”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “Além disso, temos como consequência imediata a substituição progressiva da frota pesqueira artesanal por embarcações mais modernas”, acrescenta Peixoto.

Outro impacto positivo do curso está relacionado à questão ambiental e à preservação dos recursos naturais. Segundo a subgerente de Pesca da empresa, Eliana Carla Ramos, o uso da fibra estabelece um novo formato para a pesca artesanal no estado, diminuindo a utilização da madeira na fabricação das embarcações, preservando a Mata Atlântica.

Inscrições

Estão abertas a partir desta segunda-feira (18) as inscrições para o curso ‘Capacitação em Manutenção e Reparo de Embarcações em Fibra de Vidro’. A capacitação é realizada pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Serviço (CTS).

Para se inscrever a documentação necessária é carteira de identidade (RG), CPF, Registro Geral de Pesca (RGP), comprovante de residência e número de inscrição social. Para efetuar a inscrição o interessado deve procurar os técnicos da Bahia Pesca no escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no município de Camamu, das 9 às 17h.