Para dar mais agilidade à resolução de crimes e melhor atender a população, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública inaugurou, nesta quinta-feira (14), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom).

O Cicom reúne as chamadas telefônicas e servidores das Polícias Civil, Militar, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros, permitindo uma ação mais rápida e eficiente da polícia. 

Com um investimento de R$ 1.020.000, o Centro Integrado vai atender 22 municípios da região de Vitória da Conquista: Anagé, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Caraíbas, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Tremendal, Itambé, Ribeirão do Largo, Belo Campo, Cândido Sales, Encruzilhada, Caatiba, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, além do próprio município.

Para o desenvolvimento do trabalho integrado das polícias, foi instalada uma central telefônica, 14 computadores, 12 câmeras de videomonitoramento urbano, 30 rádios fixos em unidades policiais e 119 novos rádios veiculares para as viaturas. No Cicom trabalham 14 atendentes, 17 policiais militares, sete policiais civis e sete bombeiros militares.

Este é o quarto Centro Integrado de Comunicação inaugurado na Bahia. O primeiro foi em Alagoinhas, o segundo em Porto Seguro e o terceiro em Feira de Santana. O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que novos Centros Integrados de Comunicação serão implantados na Bahia. “A previsão é que os próximos Centros sejam inaugurados em Jequié e Itabuna. Até 2014, devem ser instalados 22 e a intenção é deixar todos eles integrados”.

O governador Jaques Wagner explicou a importância do Cicom. “A partir daqui, quando recebemos uma ligação da população pedindo ajuda, o operador do sistema dispara as viaturas que estão na rua. Ganhamos agilidade, eficiência e eficácia, aproveitando melhor nossa estrutura”.

Para o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, o trabalho conjunto dos policiais é visto de forma bastante eficiente. “Hoje nós temos uma integração a cada dia sendo fortalecida e o Cicom é um exemplo de fortalecimento das ações em segurança pública. Através da comunicação, teremos condições de facilitar as ações da polícia e dificultar dos marginais”, comentou.

Publicada às 11h10
Atualizada às 14h50