Mais de 30 policiais, entre civis e militares, da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Jacobina, cumpriram, no final de semana, oito mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, durante a operação ‘Capim Guiné’, deflagrada na última sexta-feira nos municípios de Piritiba e Tapiramutá, para combater o tráfico de drogas na região.

Na ação, foram presos Márcia Maria de Jesus, 44 anos, Exdras de Araújo Machado, o ‘Binho’, 27, Ana Rita Neta Jesus dos Santos, 43, Ana Paula dos Santos Sampaio, a ‘Paulinha’, 18, Roberto Luiz Reis Santana, ‘Rincom’, 30, Jorge Fernandes Junior, o ‘Bola Sete’, 27, Luciano Araújo Lima, o ‘Nego Nam’, 29, Adonai Lima Carvalho, ‘Nanai’, 19, envolvidos diretamente com o tráfico de drogas. Todos estão custodiados no Complexo Policial de Jacobina, à disposição da Justiça.

As investigações tiveram início em março do ano passado, depois de um triplo homicídio ocorrido em Piritiba. Luciene Araújo Lima, a ‘Chiquita’, 33, Lucivone Araújo Lima, a ‘Rasta’, 30, e Adilson Alexandre, 28, foram mortos, segundo o delegado Humberto Marino Júnior, titular da DT/Piritiba, por traficantes rivais, durante disputa por pontos de venda.

Esquema intermunicipal

As investigações avançaram e culminaram com a prisão, em Salvador, em 2012, dos traficantes Danilo Araújo Lima e Fernanda da Silva Santos. A partir daí, a polícia descobriu um esquema intermunicipal de distribuição de drogas, ratificado com a prisão, no dia 4 deste mês, de Aline Bezerra da Silva, com mais de mil pedras de crack escondidas na bagagem de um ônibus intermunicipal, que fazia o trajeto Salvador/Piritiba.

Segundo o coordenador regional, delegado Elvio Brandão, a prioridade na região é o combate ao tráfico de drogas e a elucidação dos homicídios ligados a essa prática. O delegado Humberto Marino, da DT/Piritiba, informou que os oito presos na operação ‘Capim Guiné’ são alvo de investigação policial pelo envolvimento em diversos homicídios ocorridos no ano passado e este ano.