A Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai utilizar a experiência da Agenda Estadual do Trabalho Decente, criada pioneiramente pela Bahia, para implantação de uma iniciativa igual no estado de Tocantins. Para isso, assinou, esta semana, em Palmas, um Memorando de Entendimento com o Governo do Estado do Tocantins, o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego e a Justiça do Trabalho.

Na ocasião também foi assinado um termo de cooperação entre o Governo do Tocantins e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), celebrando a parceria entre os dois estados, que se comprometem a atuar de maneira articulada para construção da Agenda Tocantins de Trabalho Decente.

Tocantins é o quarto estado a assinar um Memorando de Entendimento com a OIT, depois de Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. No documento, as entidades comprometem-se com a execução de um Programa Especial de Cooperação Técnica para a promoção da Agenda Estadual de Trabalho Decente.

Oficina

Na última segunda-feira, técnicos da Subsecretaria do Trabalho e de órgãos estaduais ligados a área do trabalho, gerentes de núcleos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e profissionais ligados a sindicatos de classe e federações locais participaram de uma oficina sobre trabalho decente no núcleo central do Sine, em Palmas. O treinamento foi ministrado pela oficial de projetos da unidade de trabalho decente da OIT, Andréa Araújo, e a coordenadora da Agenda Bahia Trabalho Decente, Patrícia Lacerda, que representou a Setre.