O ferrie ‘dose-dupla’ Agenor Gordilho chegou às 15h da segunda-feira (25) ao Terminal de Bom Despacho, para ser incorporado às cinco embarcações que vão atender os usuários do Sistema Ferry Boat durante o feriado da Semana Santa. A mais antiga embarcação, em operação desde 1978, entrou em reparo, no mês de outubro do ano passado, na Base Naval de Aratu, tendo sido investidos na recuperação R$ 4,97 milhões.

Na solenidade de reinauguração do ferrie estavam o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, o diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, e o diretor presidente da Internacional Marítima, empresa responsável pelo sistema, Luis Carlos Cantanhede.

A embarcação, que recebeu novas poltronas e pintura geral, possui climatização do convés interior de passageiros. Teve o sistema de motorização renovado e foram trocados eixo, casco, chaparia, hélice, instalações elétrica e hidráulica. "Nós pegamos o ferry indo para a sucata e hoje é um barco novo. Ele fazia a viagem em uma hora e 40 minutos, em média. Agora, não passa dos 40 minutos", afirmou Otto Alencar.

Juracy Magalhães

A exemplo do Agenor Gordilho, que tem capacidade para 85 carros, o ferry Juracy Magalhães, o sétimo a ser recuperado, desde a saída da empresa TWB, será reincorporado à frota no dia 4 de abril, de acordo com Otto Alencar. "Considero a intervenção vitoriosa. Pegamos o sistema com um e já estamos com sete". A oitava e última embarcação, Ipuaçu, com projeto de reforma em fase de elaboração, terá a obra de reparo licitada, com expectativa do edital ser lançado até o dia 15 de abril.

Travessia terá esquema de horários especiais

A travessia Salvador/Bom Despacho contará com esquema especial, entre esta quarta-feira (27) e segunda-feira (1º de abril), para atender ao feriado da Semana Santa. A Internacional Marítima vai operar com seis embarcações: Ivete Sangalo, Anna Nery, Pinheiro, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu e Agenor Gordilho.

Os ferries vão atender aos horários pré-estabelecidos a partir das 4h da manhã desta quarta-feira e também ao sistema de bate-volta, de acordo com a demanda de fluxo. A empresa calcula uma grande demanda, já iniciada às 6h da manhã desta quarta-feira. E espera ainda grande movimentação durante todo o dia de quinta e sexta-feira e no domingo e segunda-feira, com o fluxo de retorno.