Andaraí, município da Chapada Diamantina, localizado a 413 quilômetros de Salvador e a 125 quilômetros de Lençóis, estreia no Sábado de Aleluia, às 19h, o ‘Andaraí na Praça’, que levará a Música Popular Brasileira a diversas localidades. Como parte da programação da Semana Santa, na sede e na vila de Igatu, moradores antigos repetem a tradição do Terno das Almas, quando um grupo de homens e mulheres, envolto em lençóis brancos, sai às ruas para rezar pelos mortos.

É tradição o grupo pagar a penitência todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-Feira da Paixão. O Terno das Almas é uma tradição da Chapada Diamantina e protegida como patrimônio imaterial, explica o secretário municipal do Turismo, Cézar Romero. Também é encontrado em municípios como Mucugê e Lençóis. Em Andaraí é mais forte na Vila de Igatu.

Parque ambiental

A pequena vila, com 370 habitantes, localizada a 12 quilômetros da sede, é considerada por muitos a ‘Machu Picchu’ brasileira. Sua principal atração histórica é o Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórico e de Lazer, formado pelo conjunto de ruínas garimpeiras. Trata-se de um museu vivo do período em que a Chapada Diamantina tinha como principal atividade econômica as minas de diamantes.

As casas de pedra, algumas encrustadas em rochas, foram construídas por garimpeiros e depois por eles abandonadas quando as jazidas se esgotaram. Além da visitação às casinhas, o sítio histórico tem um jardim de esculturas, galeria, loja de artesanato e um café. Destaca-se ainda na vila, a infraestrutura de restaurantes e hospedagem e as trilhas como a antiga estrada de pedra do garimpo, hoje usada pelos praticantes de trecking (caminhadas) na Chapada Diamantina.