A falta das chuvas esperadas no final do mês de março, aliada à alta demanda por água provocada pelo calor intenso que se estendeu além do verão, foi fator determinante para baixar o nível da Barragem da Tapera, manancial que se encontra com 16% da sua capacidade total de acumulação. Esta barragem, que hoje abastece duas sedes municipais, 26 localidades da Ilha de Itaparica e um distrito do município de Jaguaripe, atingiu nível de alerta e levou a Embasa a adotar a distribuição de água em regime de racionamento. A partir da próxima terça-feira (16), a oferta de água será reduzida em 50% na área atendida pelo manancial pelos próximos três meses.

O sistema de abastecimento de água da Ilha de Itaparica atende a aproximadamente 127 mil pessoas. Durante os fins de semana e feriados, este número aumenta de forma significativa, com a chegada de turistas e veranistas.

“Normalmente, distribuímos 20 milhões de litros de água por dia. Com o racionamento, vamos distribuir dez milhões de litros por dia. Para que todos recebam água, a ilha foi dividida em duas áreas. A mais populosa vai receber água por dois dias consecutivos e terá um dia sem fornecimento. A menos populosa terá um dia com fornecimento e dois dias sem”, explicou o gerente do escritório da Embasa em Itaparica, Ariosvaldo Gama.

No distrito de Cações, em Jaguaripe, o fornecimento de água se dará de forma alternada entre duas áreas: a de Cações e Barreiras receberá água num dia e a de Mutá e Pirajuia no outro. De acordo com Ariosvaldo, a distribuição de água tratada nesse regime é a única forma de garantir a continuidade do serviço, até que volte a chover na região. “A população deve fazer o consumo racional da água, evitando desperdício e usos menos importantes, como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas, áreas externas”.

Atendimento e orientação ao usuário

A Embasa vai manter um esquema de distribuição de água por meio de carros-pipa para hospitais, escolas e creches, caso haja necessidade de complementar a quantidade distribuída pela rede. No escritório local da empresa, em Mar Grande, e pelo serviço de teleatendimento (0800-0555-195), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, o usuário poderá obter esclarecimentos e orientações sobre o racionamento.

Um calendário especificando as áreas e os dias de fornecimento de água e um panfleto com orientações e dicas serão distribuídos juntamente com a conta de água e esgoto.

Áreas de distribuição na Ilha de Itaparica

Área 1 (menos populosa) – Penha, Jiribatuba, Aratuba, Barra do Gil, Tairu, Berlinque, Coroa, Barra do Pote, Conceição, Matarandiba, Barra Grande, Catu de Berlinque, Cacha-Pregos, Campinas e Ponta Grossa.

Área 2 (mais populosa) – Mar Grande, Jaburu, Baiacu, Gamboa, Misericórdia, Ilhota, Amoreiras, Jaburu, Manguinhos, Itaparica, Porto Santo, Ponta de Areia e Bom Despacho.