Mais de 50 famílias de agricultores do Assentamento Rural da Jiboia, em Senhor do Bonfim, foram beneficiadas com a implantação de uma unidade de palma pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), com o propósito de servir como reserva estratégica para o rebanho da comunidade.

A unidade faz parte do programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, de responsabilidade da EBDA, que vem revolucionando o sistema de reserva alimentar para os animais que sofrem com os efeitos severos da seca. Os 350 animais do rebanho do assentamento terão alimentação garantida para o período de estiagem mais acentuado – de agosto a novembro.

“A palma vai ajudar a superar o tempo de seca que enfrentamos. Nós aprendemos a plantar de um jeito novo e vamos levar esta cultura adiante”, afirmou o presidente da Associação de Camponeses e Camponesas do PA Jibóia, Pedro Alves.

Barragem

O assentamento tem uma forte parceria com a EBDA, que lhe rendeu o acesso a inúmeros fomentos de apoio para a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares. A comunidade possui assistência técnica rural de qualidade, desenvolvida pelos técnicos da empresa, teve acesso a um trator e foi capacitada para a implantação da cultura do milho, de forma hidropônica, dentre outras ações diretas.

“Uma das principais conquistas da nossa parceria com os assentados foi a construção de uma barragem subterrânea, que é uma nova tecnologia de convivência com o semiárido, e vai auxiliar a manutenção das culturas de plantio no período da seca. Juntamente com a produção de palma ajudará substancialmente na manutenção do rebanho”, explica o gerente regional da EBDA, em Senhor do Bonfim, Ailton Almeida.

Outras sementes

Além do assentamento Jiboia, outros cinco serão beneficiados com unidades. Os agricultores familiares dos assentamentos serão incumbidos, posteriormente, de serem multiplicadores das técnicas de plantio adensado de palma, utilizada nas unidades do projeto, que apresentam uma produção maior e mais rápida do que o modelo convencional de plantio.